A história começa quando Diná, filha de Jacó, sai para dar uma volta e conhecer as vizinhas hivitas.
Diná, filha de Lia, que ela deu à luz a Jacó, saiu para ver as filhas da terra. Gênesis 34:1
Enquanto estava por lá, um cara jovem chamado Siquém, um príncipe hivita, viu ela e se apaixonou na hora. (Bom, talvez não na hora, mas depois de transar com ela, pelo menos. A Bíblia não deixa claro se foi consensual ou não.)
E quando Siquém, filho de Hamor, o hivita, príncipe do país, a viu, ele a tomou, deitou-se com ela e a desonrou. E sua alma se apegou a Diná … e ele amava a moça, e falava com carinho com ela. 34:2-3
Siquém foi correndo falar com o pai dele, Hamor, que queria casar com Diná.
Siquém falou com seu pai Hamor, dizendo: Consegue essa moça pra mim como esposa. 34:4
Aí, Hamor foi conversar com Jacó sobre isso.
E Hamor, o pai de Siquém, foi até Jacó para falar com ele … dizendo: Meu filho Siquém tá apaixonado pela sua filha; por favor, dá ela como esposa pra ele. 34:6-8
Hamor ainda sugeriu que os hivitas e os israelitas vivessem em paz, fazendo comércio e casando uns com os outros.
Casem com a gente, deem suas filhas pra nós, peguem as nossas filhas pra vocês. Vivam com a gente, a terra tá aí pra todos; morem, façam comércio e construam suas vidas aqui. 34:9-10
Jacó não parecia ligar muito pra isso, mas os filhos dele? Esses sim tavam bem nervosos. E o problema era… os pênis dos hivitas.
Os filhos de Jacó responderam a Siquém e Hamor, o pai dele, com má intenção, dizendo: Não podemos dar nossa irmã pra alguém que não é circuncidado. 34:13-14
O lance era aquela pelinha na ponta do pênis dos hivitas. Se eles cortassem isso, todo mundo poderia viver de boa juntos.
Mas a gente topa se vocês forem como nós: todos os homens têm que ser circuncidados. Aí, sim, a gente dá nossas filhas pra vocês, pega as de vocês pra nós, vive junto e vira um povo só. 34:15-16
Hamor topou na hora. Ele, o filho dele e todos os homens hivitas tavam dispostos a cortar a tal pelinha por amor à paz. (Tem que ter coragem, viu?)
“Hamor e Siquém, o filho dele, falaram com os homens da cidade, dizendo: Esses caras são de boa; deixa eles morarem aqui, fazerem comércio. A terra é grande o suficiente pra todo mundo. Vamos pegar as filhas deles como esposas e dar as nossas pra eles. Só tem um detalhe: eles só aceitam viver com a gente se todos os homens forem circuncidados, como eles são. … Vamos topar, e eles vão morar com a gente. 34:20-21“
E assim foi: Hamor, Siquém e todos os homens hivitas cortaram a pelinha.
E todo homem foi circuncidado. 34:24
Aí, Diná e Siquém casaram, e todo mundo viveu feliz pra sempre.
Brincadeira.
Olha o que rolou de verdade:
“No terceiro dia, quando eles tavam sofrendo com a dor, dois dos filhos de Jacó … pegaram suas espadas, entraram na cidade sem medo e mataram todos os homens. Eles mataram Hamor e Siquém, o filho dele, com a espada, pegaram Diná da casa de Siquém e foram embora. Os filhos de Jacó saquearam a cidade, porque tinham desonrado a irmã deles. … Levaram toda a riqueza, todas as crianças e as esposas como cativas, e roubaram tudo que tinha nas casas. 34:25-29“
Os filhos de Jacó massacraram Siquém, Hamor e todos os homens hivitas enquanto eles tavam se recuperando da circuncisão, roubaram tudo que tinham e ainda escravizaram as esposas.
Pelo menos Hamor morreu por algo que valia a pena: a felicidade do filho e a paz no mundo.
É uma história bem pesada, né? E, só olhando o Gênesis 34, não fica claro o que Deus tem a ver com isso. Por isso, eu quase não coloquei essa história na lista de matanças de Deus. Mas o livro deuterocanônico de Judite deixa tudo bem explicadinho.
Olha o que tá escrito:
“Ó Senhor Deus do meu pai Simeão, que deste a ele uma espada para executar vingança contra os estrangeiros, que tinham desonrado com sua impureza e humilhado a virgem: E que entregaste as esposas deles como presa, e suas filhas em cativeiro … que foram zelosos com o teu zelo. Judite 9:2-3“
Então, Deus não só aprovou o massacre de Siquém, como deu a Simeão a espada pra fazer isso.
Graças a Deus pela Bíblia Católica.
Como a Bíblia não diz quantos hivitas morreram nesse massacre, eu chutei o número padrão de 1000 pra um massacre bíblico. Mas duas vítimas tinham nome (Siquém e Hamor), então adicionei 2 ao número de matanças de Deus.